quarta-feira, 28 de maio de 2008

O gueto de Jesus

A palavra gueto trás em sí a idéia de uma área ou local onde pessoas com os mesmos ideais, visão do mundo, etnia, etc...vivem agrupadamente, mesmo que nem sempre de forma harmoniosa.

Porém, seu conceito foi tristemente marcado pela segregação imposta pelos nazistas aos judeus, durante a II Guerra Mundial, fazendo-os viver em condições sub-humanas.

Quero usar a palavra "gueto" justamente com esse sentido: um ajuntamento de pessoas, com mais ou menos os mesmos ideais e objetivos comuns, onde as regras de convivência são, por vezes bem definidas, por vezes inferidas.

Daí, há que se falar em Gueto de Jesus, onde nem sempre o acesso a ele (o gueto, não Jesus) é fácil e espontâneo.

Conta-se que em uma das reuniões mensais dos demônios(*), a cada um foi dada a palavra para relatar seus "feitos", suas atividades no mundo.

O primeiro falou: - Eu consegui novamente embriagar um grande grupo de jovens, e, ainda por cima, os fiz se espatifarem com o carro em um poste!

Palmas e palmas na assembléia!! plac..plac...plac.

O segundo relata: - Consegui fazer chegar um grande carregamento de drogas na cidade. Perdi uma pequena parcela, mas a maior parte já está sendo distribuida!

- Plac..plac.plac..hurras e vivas....

Um demoniozinho, ainda aprendiz, calado e quieto no canto é chamado:

- E você, inútil(**), o que tem feito?

-Ah, estou investindo naquele crente, sabe, aquele crente fraco, que luta para ser fiel, ir sempre igreja e participar das reuniões. Mas pouca coisa consegui contra ele. Algumas vezes consigo derrubá-lo, mas ele logo volta arrependido para seus irmãos!

-Ooooh, ecoa pelo salão....múrmurios de desapontamento geral...

-Seu tolo! diz o demônio-chefe. Já não te disse para não se ocupar destes crentes fracos e titubeantes? Deixe estar, pois os irmãos dele, os da sua igreja, se ocuparão de desmotivá-lo e derrotá-lo. São conhecidos pela sua doutrina dura e implacável!!

(*) Eles se reunem sim, senhor. São bem organizados, tenha certeza.
(**) Imagino que eles devam se tratar assim.


Kurielaison!!!

Nenhum comentário: