segunda-feira, 23 de junho de 2008

Anagrama

Hoje, só amenidades.

Na onda do Código da Vinci de Dan Browrn, que lí há uns anos atrás, fiz umas pesquisas no irmão google acerca de anagramas.

Segundo a Wikipédia "anagrama (do grego ana = "voltar" ou "repetir" + graphein = "escrever") é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez.
Um exemplo conhecido é o nome da personagem Iracema, claro anagrama de América, no romance de José de Alencar". Hum, nunca tinha percebido isso.

Ator = Rota é um exemplo de anagrama simples. Em uma forma de anagramia mais avançada, sofisticada, o objetivo é ‘descobrir’ um resultado que tenha um significado linguístico que defina ou comente sobre o objetivo original de forma humorística ou irônica. Quando o objetivo e o anagrama resultante formam uma frase completa, um til (~) é comumente utilizado, ao invés de um sinal de igualdade; por exemplo: Semolina ~ Is no meal.

Tipos de anagramas:

Pangrama: é uma frase que usa todas as letras do alfabeto. Exemplos: "Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes; The quick brown fox jumps over the lazy dog.
Aliás, tecle a expressão =rand(x,y) no Word, sendo x e y números aleatórios e veja o que acontece.

Anigrama: é um anagrama que se anima sozinho embaralhando as letras numa animação gif ou flash.

Anugrama: é uma sentença que seu anagrama tem o mesmo significado da sentença original. Exemplo: "Eleven plus two = Twelve plus one".

Veja nos sites abaixo que frase dá para gerar com seu nome.:

Wordsmith

Anagram Genius

Nenhum comentário: